sexta-feira, 25 de setembro de 2009

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS


São representações visuais dos dados estatísticos que devem corresponder, mas nunca substituir as tabelas estatísticas.

Características:

Uso de escalas, sistema de coordenadas, simplicidade, clareza e veracidade.

Gráficos de informação: São gráficos destinados principalmente ao público em geral, objetivando proporcionar uma visualização rápida e clara. São gráficos tipicamente expositivos, dispensando comentários explicativos adicionais. As legendas podem ser omitidas, desde que as informações desejadas estejam presentes.

Gráficos de análise: São gráficos que prestam-se melhor ao trabalho estatístico, fornecendo elementos úteis à fase de análise dos dados, sem deixar de ser também informativos. Os gráficos de análise frequentemente vêm acompanahdos de uma tabela estatística. Inclui-se, muitas vezes um texto explicativo, chamando a atenção do leitor para os pontos principais revelados pelo gráfico.

Uso indevido de Gráficos: Podem trazer uma idéia falsa dos dados que estão sendo analisados, chegando mesmo a confundir o leitor. Trata-se, na realidade, de um problema de construção de escalas.

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Classificação dos gráficos: Diagramas, Estereogramas, Pictogramas e Cartogramas.

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1 - Diagramas:

São gráficos geométricos dispostos em duas dimensões. São os mais usados na representação de séries estatísticas. Eles podem ser :

1.1- Gráficos em barras horizontais.

1.2- Gráficos em barras verticais ( colunas ).

Quando as legendas não são breves usa-se de preferência os gráficos em barras horizontais. Nesses gráficos os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados. A ordem a ser observada é a cronológica, se a série for histórica, e a decrescente, se for geográfica ou categórica.

1.3- Gráficos em barras compostas.

1.4- Gráficos em colunas superpostas.

Eles diferem dos gráficos em barras ou colunas convencionais apenas pelo fato de apresentar cada barra ou coluna segmentada em partes componentes. Servem para representar comparativamente dois ou mais atributos.

1.5- Gráficos em linhas ou lineares.

São frequentemente usados para representação de séries cronológicas com um grande número de períodos de tempo. As linhas são mais eficientes do que as colunas, quando existem intensas flutuações nas séries ou quando há necessidade de se representarem várias séries em um mesmo gráfico.

Quando representamos, em um mesmo sistema de coordenadas, a variação de dois fenômenos, a parte interna da figura formada pelos gráficos desses fenômeno é denomidada de área de excesso.

1.5- Gráficos em setores.

Este gráfico é contruído com base em um círculo, e é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos setores quantas são as partes. Os setores são tais que suas áreas são respectivamente proporcionais aos dados da série. O gráfico em setores só deve ser empregado quando há, no máximo, sete dados.

Obs: As séries temporais geralmente não são representadas por este tipo de gráfico.

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2 - Estereogramas:

São gráficos geométricos dispostos em três dimensões, pois representam volume. São usados nas representações gráficas das tabelas de dupla entrada. Em alguns casos este tipo de gráfico fica difícil de ser interpretado dada a pequena precisão que oferecem.

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3 - Pictogramas:

São construídos a partir de figuras representativas da intensidade do fenômeno. Este tipo de gráfico tem a vantagem de despertar a atenção do público leigo, pois sua forma é atraente e sugestiva. Os símbolos deven ser auto-explicativos. A desvantagem dos pictogramas é que apenas mostram uma visão geral do fenômeno, e não de detalhes minuciosos. Veja o exemplo abaixo:

4- Cartogramas: São ilustrações relativas a cartas geográficas (mapas). O objetivo desse gráfico é o de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas.

sábado, 19 de setembro de 2009

Séries Estatíticas-18/09/2009

TABELAS
Um dos objetivos da estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir. E isto ela consegue, inicialmente apresentando esses valores em tabelas e gráficos, que fornecerão rápidas e seguras informações das variáveis em estudo.

Tabela – é um quadro que resume um conjunto de observações.



a. Título – informações localizadas no topo da tabela e responde as perguntas o que? Onde? E quando
b. Cabeçalho – parte superior da tabela que específica o conteúdo das colunas.
c. Coluna indicadora – parte da tabela que específica o conteúdo das linhas.
d. Corpo – conjunto de linhas e colunas que contém informações sobre a variável em estudo.
e. Rodapé – onde são colocados os elementos complementares da tabela principalmente a fonte.
Série estatística – é a apresentação, numa tabela, dos dados coletados.


Para diferenciar uma série estatística de outra, há que se levar em conta, então, os três caracteres presentes na tabela

* O fenômeno (espécie do fato) que é descrito (o que?).

*O local onde o fenômeno acontece (onde?).

 *A época a que se refere o fenômeno (quando?


As séries estatísticas classificam-se em:

a)Série temporal ou cronológica – quando a variável é o tempo, o fato e o local permanecem fixos.

b)Série Geográfica ou territorial – quando a variável é o local e são fixos o fato e a época.

c)Série Específica ou categórica – quando o elemento variável é o fato permanecendo fixos o local e a época.




















segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LISTA DE EXERCÍCIOS

ENTREGAR NO DIA DA PROVA


PROF. Sérgio Freitas
Setembro/2009
1.Pretendia-se fazer um estudo sobre o número de irmãos dos alunos do 10º ano de escolaridade de uma Escola Secundária.
Para isso, efetuou-se um inquérito ao qual responderam 60 alunos.
Indique: a) a população em estudo
b) a amostra escolhida;
c) a variável em estudo e classifique-a.
2. Organize os dados abaixo em uma tabela de distribuição de freqüência, contendo o intervalo de classe, a freqüência absoluta, a freqüência acumulada, a freqüência relativa e a freqüência relativa acumulada.
3.Foi encomendado um estudo para avaliação de uma entidade de ensino superior. Para isso, aplicou-se um questionário e obteve-se respostas de 110 alunos.
Indique:
a) a variável em estudo;
c) a população em estudo;
b) a amostra escolhida;
4. Em uma pesquisa realizada em uma escola, identificou-se os seguintes indicadores
(1) idade
(2) anos de estudo
(3) ano de escolaridade
(4) renda
(5) sexo
(6) local de estudo
(7) conceito obtido na última prova de biologia
(8) Quantidade de livros que possui
a) Das variáveis acima, quais são as quantitativas e quais são as qualitativas?
b) Das variáveis quantitativas, diga quais são discretas?
5.Defina estatística e dê dois exemplos em que a estatística é útil.
6.Elaborar um questionário para levantar características dos alunos desta turma de Estatística Aplicada, tais como: sexo, idade, local de residência, semestre que está cursando, o curso, se trabalha e em que área, se é a primeira vez que faz a disciplina,peso e altura.
7.. O que é População?  O que é Amostra?
8.A lista do número de irmãos dos alunos da turma F do 9º ano é a seguinte:
Construa : a tabela de frequências.
9. Examine os dados solicitados na tabela abaixo e classifique as variáveis em qualitativas (nominais ou ordinais) ou quantitativas (discretas ou contínuas):
Qualitativa nominal:
Qualitativa ordinal:
Quantitativa discreta:
Quantitativa contínua:
10.Determine os itens da tabela abaixo:
11. O gerente de uma fábrica de automóveis pretende lançar um novo automóvel no mercado, pelo que, encarrega uma empresa especialista em estudos de mercado de "estimar" a percentagem de potenciais compradores desse automóvel.
Aponte:
a)População b)Amostra c)Problema

domingo, 6 de setembro de 2009

sábado, 5 de setembro de 2009

ELEMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA





1. Classes – São os subintervalos do intervalo em estudo, é identificado pela letra (k).

2. Limites de classes – são os valores extremos das classes onde li = limite inferior e Li = limite superior.

3. Intervalo de classes (h) ou amplitude de classes – é a diferença entre limite inferior e limite superior da classe.

h = Li - li

Obs: Todos os intervalos de classe são iguais com exceção do último que pode variar.



4. Amplitude total (H) Ou (AT) – é a diferença entre o maior e o menor valor observado.

AT = Xmax - Xmin

5. Ponto médio da classe (Xi) – é a média aritmética entre os limites da classe, ou a soma do limite inferior com a metade do intervalo.

Xi =( li + Li)/2 ou Xi = li + hi/2

6. Freqüência Absoluta ou Freqüência simples (fi) – é o número de observações verificado em cada classe

7. Freqüência relativa simples (fri) – é o quociente entre a freqüência simples da classe e a freqüência total.

fri = fi/n, onde  n = tamanho da amostra.


8. Freqüência Relativa percentual (Fi%) – é a freqüência relativa da classe multiplicada por 100


Fi% = Fri . 100

ELABORAÇÃO DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA.




1. Determina-se a amplitude total H = Xmax – Xmin

2. Determina-se o número de classes (k) utilizando o quadro abaixo:

 ou 

3. Determina-se o intervalo de classe h = AT/k


4. Construir o quadro de tabulação – iniciar a coluna indicadora com o menor valor obtido, somando-se sucessivamente o intervalo de classe (h) até atingir o número de classes escolhido, colocar ao lado de cada limite inferior o superior correspondente.
5. Tabular – contagem dos dados

6. Elaborar a distribuição de freqüência

AVALIAÇÕES

V1_ Dia 11/09/09
V2_DIA 16/10/09
V3_integrada 4 OU 5 DE NOVEMBRO
V4_ 4 DEZEMBRO

Dados, Tabelas

Podemos classificar os dados que constituem a ou dados amostrais, em dois tipos fundamentais:

Dados qualitativos e dados quantitativos

Dados qualitativos


Representam a informação que identifica alguma qualidade, categoria ou característica, não susceptível de medida, mas de classificação, assumindo várias modalidades.
Exemplo: O estado civil de um indivíduo é um dado qualitativo, assumindo as categorias: Solteiro, casado, viúvo e divorciado.
Os dados qualitativos são organizados na forma de uma tabela de frequências que apresenta o número de elementos - frequência absoluta (ou só frequência) de cada uma das categorias ou classes. Numa tabela de frequências, além das frequências absolutas, também se apresentam as frequências relativas, onde Dimensão da amostra ?
Exemplo: Num inquérito realizado a 150 indivíduos, estes tiveram de assinalar o sexo - M ou F, e o estado civil - Solteiro, Casado, Viúvo ou Divorciado. Uma forma de resumir a informação contida nos dados, no que diz respeito ao estado civil, é contruir uma tabela de frequências em que se consideram para as classes as diferentes modalidades que o estado civil pode tomar:

Dados Quantitativos
Dados Quantitativos consistem em números que representam contagens ou medidas.
Quando trabalhamos com dados quantitativos, é importante usar as unidades de medida apropriadas, tais como dólares, horas, metros, e assim por diante. Devemos ter especial cuidado em observar referências como “todas as quantidades estão em milhares de dólares” ou “todos os tempos estão em centésimos de segundo” ou “as unidades são quilogramas”. Ignorar tais unidades de medida pode levar a conclusões muito erradas.
VARIÁVEL : é uma característica ou condição das unidades das unidades de população.
Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.
· a)Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio,tipo sangüíneo, estado civil, procedência,, raça, cor dos cabelos.
b)Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).
A variável quantitativa é expressa por meio de números , com todas as suas propriedades . são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
a)Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia, no de células em uma determinada área microscópica, idade, no de funcionários, no de alunos ou do nº de acidentes, por dia, em determinado cruzamento.
b)Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altur(régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.



                                                      

Como organizar os dados ? Os dados são organizados na forma de uma tabela de frequências, análoga à construída para o caso dos dados qualitativos. No entanto, em vez das categorias apresentam-se os valores distintos da amostra, os quais vão constituir as classes.



Dados contínuos


contínua: os possíveis valores formam um intervalo de números reais;no caso de uma variável contínua, esta pode tomar todos os valores numéricos, inteiros ou não, compreendidos no seu intervalo de variação - temos por exemplo as medidas lineares, de superfície ou de volume peso, a altura, temperatura,etc...





Como organizar os dados? Enquanto que no caso de dados discretos, a construção da tabela de frequências não apresenta qualquer dificuldade, no caso das variáveis contínuas o processo é um pouco mais elaborado, distinguindo-se certas etapas principais.